Por que você deve dar mais atenção à sua segurança em TI
Os cibercriminosos parecem ver o Brasil e suas empresas como um alvo fácil para ataques. Isso porque, com um avanço de 274% de casos frente a uma média global de 38%, o país apresenta um quadro alarmante com relação à segurança em TI. É o que mostra a Pesquisa Global de Segurança da Informação elaborada pela PwC em 2016.
Se isso parece grave, mais preocupante ainda são as consequências, que não se limitam às empresas, mas também se estendem aos clientes. É o que as próprias companhias (46%) reconhecem ao confirmar que os ataques resultaram em comprometimento ou perda de dados de usuários.
Mas qual é a causa para que o cenário da segurança em TI no Brasil apresente uma incidência de casos sete vezes maior do que a média global?
A resposta pode ser encontrada em outra pesquisa e está no fato de que um terço das empresas ignora os riscos das ameaças cibernéticas. É o que aponta o Cyber Security Landscape, estudo realizado pela Control Risks, uma consultoria especializada na gestão de riscos políticos, de segurança e de integridade.
Além disso, a vulnerabilidade também é demonstrada pelos próprios executivos envolvidos em tecnologia de informação, já que dos 482 pesquisados, 32% afirmam que suas empresas não realizaram, no último ano, uma avaliação dos riscos oferecidos pelas ameaças cibernéticas.
O estudo, que entrevistou gestores das Américas, Europa, Ásia e África, indica que 46% das pessoas consideram que a segurança em TI se trata de um assunto que exige a intervenção da alta direção, mas que infelizmente não recebe a devida importância das empresas.
Consequências dos Ataques Cibernéticos
O estudo da Control Risks mostrou qual foi a repercussão nas companhias afetadas por ataques cibernéticos.
Veja quais foram:
- 43% reclamam do “mau uso” de informação confidencial
- 41% tiveram a perda de confiança do consumidor
- 39% tiveram alguns dos serviços afetados ou indisponível
- 28% resultaram em algum tipo de problema com a lei, como multas
- 26% perderam clientes
Outra contrariedade está no fato de que embora haja ataques visíveis, como o Wanna Cry e outros ramsomwares, nem todos os cibercriminosos gostam dos holofotes.
Em vez de bloquearem arquivos e pedirem resgate, é possível que seus dados empresariais – muitas vezes sigilosos – estejam sendo acessados sem que a companhia identifique onde está a brecha ou sequer saiba que isso está acontecendo.
Prevenção – Mais atenção à sua segurança em TI
Assim como em outras áreas, a segurança em TI é algo que funciona muito melhor com planejamento e prevenção. Para isso, cabe à TI a tarefa de identificar quais são as tecnologias necessárias para apoiar o crescimento das organizações, assim como focar em mecanismos para proteger a empresa, as soluções e as informações de possíveis ataques, além de evitar que a empresa tenha seus dados comprometidos ou perca clientes por equívocos.