O que é análise de vulnerabilidade?

Hacker estudando sobre análise de vulnerabilidades.

A análise de vulnerabilidade é um processo ou um serviço que tem como objetivo identificar, analisar e classificar falhas, erros e possíveis riscos de segurança que possam permitir que hackers ou pessoas mal-intencionadas comprometam ou invadam a sua empresa.

Com a análise de vulnerabilidade, você entende quais são os pontos fortes e fracos de segurança cibernética do seu negócio. Deste modo, você tem uma visão geral da empresa e consegue estabelecer prioridades para corrigir erros e falhas que podem impactar e até paralisar toda a operação do seu negócio.

Em outras palavras, a análise de vulnerabilidade ajuda você a mapear os pontos mais vulneráveis da empresa de modo que você possa trabalhar para que eles já não ofereçam mais grandes riscos para o seu negócio.

Isto é especialmente importante em tempos de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Com a entrada em vigor da lei, as empresas estão sendo mais cobradas a garantir a segurança e a privacidade de dados e informações. Caso contrário, inclusive, podem ser penalizadas e ter que arcar com altas multas.

Quais são os principais tipos de vulnerabilidade na segurança da informação?

Uma vulnerabilidade é qualquer ativo que a sua empresa possui e pode ser explorado por uma ameaça ou hacker devido a uma fraqueza ou brecha. Se você pesquisar, vai encontrar diversos tipos ou fontes de vulnerabilidade. 

Mas nós gostamos da seguinte categorização, por ser mais simples e ampla:

1. Vulnerabilidade de infraestrutura e de sistemas

Essa é uma vulnerabilidade relacionada à infraestrutura de TI e aos sistemas que a pessoa ou empresa utiliza. Ela ocorre quando os equipamentos ou os sistemas possuem falhas que podem comprometer dados e informações.

Vamos citar como exemplo o caso do famoso ransomware WannaCry, que criptografou dados de mais de 230 mil computadores Windows no mundo todo, em 2017. Os cibercriminoso exigiram um resgate de US$ 300 em bitcoin por máquina para liberar os arquivos das vítimas.

O WannaCry explorou uma vulnerabilidade do Windows conhecida como MS17-010, que os hackers aproveitaram utilizando o exploit EternalBlue. 

Os computadores que não tinham feito a atualização de software do Windows para corrigir a vulnerabilidade acabaram expostas e infectadas. Quem havia feito a atualização não teve problemas.

2. Vulnerabilidade humana

Do outro lado, temos a vulnerabilidade humana, que também costuma ser chamada, na área de segurança da informação, de fator humano. Neste caso, nós enquadramos quaisquer ações de uma pessoa que possam colocar dados e informações em riscos de serem expostos e vazados.

Podemos citar inúmeros exemplos, como erros de desenvolvimento e de programação; configurações erradas ou fracas de sistemas e soluções, como um firewall; e até o clique em um anexo malicioso.

É importante perceber que, em muitos casos, a vulnerabilidade humana e a vulnerabilidade de infraestrutura e de sistemas estão relacionadas. 

Voltemos ao WannaCry, por exemplo. O Windows apresentava uma brecha de sistema, uma vulnerabilidade, mas emitiu um patch de correção. A falha humana, neste caso, é não ter feito a atualização do patch.

Então, quais são os erros mais comuns cometidos pelas empresas?

Agora que você já entende um pouco mais do conceito de vulnerabilidade, criamos uma lista com os erros mais comuns cometidos por empresas. São esses erros que criam as brechas ou vulnerabilidades que podem resultar em grandes prejuízos financeiros e até intelectuais.

  • Ausência de uma política de segurança da empresa.
  • Baixo ou nenhum investimento em segurança da informação.
  • Fraco ou falho controle de acesso de usuários.
  • Erros de programação e desenvolvimento de código.
  • Configuração ou instalação errada de softwares e soluções.
  • Falta de controle sobre atualizações e patches.

Quais são os benefícios da análise de vulnerabilidades?

1. Continuidade dos negócios e das operações da empresa

A vulnerabilidade se torna um problema maior quando ela é explorada e utilizada para fins maliciosos. Uma simples vulnerabilidade pode sim comprometer todo o seu negócio, paralisando toda a operação da empresa. Os ataques de ransomware são um bom exemplo. O serviço de análise de vulnerabilidades assegura que você esteja o mais seguro possível.

2. Agilidade na detecção e correção de erros e brechas

Quando a sua empresa investe em análise de vulnerabilidades, você garante que possíveis falhas e erros de infraestrutura e sistemas sejam tratados no momento certo, prevenindo vazamentos de dados e infecções. Como dizem, é melhor prevenir hoje do que ter grandes problemas e dores de cabeça amanhã.

3. Privacidade e segurança para dados e informações

Um dos bens mais preciosos das empresas são os seus dados e informações. Os dados são tão importantes que os cibercriminosos que sequestram dados já não estão mais apenas ameaçando deletá-los, mas vendê-los. Esta informação está em um relatório da Europol. Com a análise de vulnerabilidades, você aumenta a segurança de dados e informações, garantindo privacidade.

4. Conformidade e adequação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

Sim, o tópico anterior sobre proteção de dados nos leva ao tópico sobre a LGPD. A lógica é simples. Se o serviço de análise de vulnerabilidades ajuda a sua empresa a melhorar a segurança de dados, isto quer dizer que você está respeitando um dos preceitos básicos da lei. Portanto, a análise de vulnerabilidades ajuda você a estar em conformidade com a LGPD.

5. Rapidez na correção de falha humana

A falha humana, sem dúvidas, é um dos principais tipos de vulnerabilidade. A vantagem é que, a partir da análise de vulnerabilidade, você consegue detectar o que o seu time está fazendo de errado, prevenindo problemas no futuro. Isto permite, inclusive, que a empresa esteja atenta e crie projetos de conscientização para que problemas similares não ocorram.

6. Economia de tempo e dinheiro

A economia de tempo e de dinheiro é outra vantagem da análise de vulnerabilidades. Mapear e depois tratar possíveis riscos permite que a empresa atue de forma preventiva, otimizando tempo e dinheiro. Um vazamento de dados, por exemplo, pode comprometer a imagem da empresa, afetando clientes e novas possibilidades de negócio. Ou seja, o gasto financeiro e mental é muito menor com a prevenção.

Como fazer uma análise de vulnerabilidades?

A análise de vulnerabilidades é baseada em uma série de processos, como identificação dos ativos da empresa, uso de soluções para escanear e detectar problemas, análise e avaliação de riscos, realização de testes e treinamento de colaboradores. É um trabalho que pode se mostrar complexo e difícil.

A boa notícia é que, se a sua empresa precisar de ajuda com isso, pode contar com o apoio da Sauk. Nós oferecemos um serviço de análise de vulnerabilidades personalizado para o seu negócio. Entre em contato.