8 dicas para aumentar a produtividade em TI
Como aumentar a produtividade em TI?
Essa é uma pergunta que a maioria dos gestores já se fez ao longo da carreira.
Mas, ainda que não seja uma tarefa fácil, é possível sim aperfeiçoar os processos e fazer com que o crescimento da empresa se torne uma consequência natural do trabalho desenvolvido.
Por isso, separamos 8 dicas que podem ajudar você a criar hábitos que tornem a sua equipe de TI mais produtiva.
Veja quais são elas:
1) Defina metas
Um funcionário feliz e motivado trabalha melhor.
E o estabelecimento de metas é um dos fatores que pode dar esse incentivo.
Isso porque diante de um objetivo a ser cumprido todos trabalham com os olhos voltados diretamente para alcançar essa finalidade.
Além disso, os funcionários irão trabalhar em sintonia e terão um propósito maior.
Ao definir esse escopo é preciso ter cautela para que não se estabeleça algo inalcançável, uma vez que metas irreais e muito intensas podem ser desgastantes e causar desmotivação antes mesmo do trabalho começar.
2) Dê feedbacks
Não deve-se deixar que algo que não esteja sendo produtivo para a empresa continue em execução.
O feedback em tempo real possibilita que sejam apontadas soluções que poderiam ser adotadas para que o empregado saiba como proceder dali em diante, prevenindo possíveis problemas futuros.
E, claro, esse retorno não deve ser apenas pelo lado negativo.
Se algo positivo acontecer aponte-o e mostre reconhecimento pelo trabalho. Assim, o especialista saberá que seu trabalho está sendo bem executado, procurando dali em diante seguir a mesma linha.
3) Comunique-se
A comunicação interna faz com que o profissional sinta-se pertencente à instituição e importante para ela. Assim, o trabalho é realizado com mais boa vontade e cuidado, por criar esse vínculo de afeto com a marca.
Além do mais, é possível que a empresa recolha informações relevantes sobre o ambiente de trabalho que podem ajudar a tornar os processos mais proveitosos.
4) Revise
Nada é definitivo em T.I.
O campo está em constante evolução e aprimoramento, então revise seus processos, veja se eles continuam alinhados com suas necessidades e se as ferramentas utilizadas são atuais.
Pense em diferentes métodos que podem ser eficazes e ajuste-se sempre que necessário para que sua empresa ofereça o melhor para sua equipe TI.
5) Terceirize
Outra dica para melhorar a produtividade em T.I. é não ocupar o funcionário com atividades que não são seu principal foco.
Se sua empresa é voltada ao desenvolvimento de software, não faz sentido seu funcionário parar o processo de desenvolvimento para fazer manutenção de máquinas e impressoras.
Com a terceirização desses serviços de manutenção, os especialistas em T.I. deixariam de ser interrompidos e poderiam seguir o fluxo de tarefas normalmente.
6) Invista nos funcionários
Invista em cursos de capacitação, aprendizagem de novas técnicas, softwares e qualquer outro serviço que traga conhecimento extra.
A sabedoria do funcionário só tende a se refletir produtivamente para a empresa, trazendo novas ideias e valorizando a equipe.
7) Corte os riscos
Correr riscos é um erro banal na área de T.I., daqueles que quando acontecem trazem o gosto amargo do arrependimento.
Por isso, o investimento é necessário para evitar prejuízos e desgostos.
Portanto, invista em soluções de segurança, como antivírus e firewall, e em políticas de backup. Lembre-se que downtime e perda de dados podem colocar a perder todo tempo, trabalho e dinheiro investidos.
8) Possibilite uma infraestrutura ágil
Por que desenvolver uma tarefa a duras penas em um sistema arcaico se é possível fazê-lo de maneira rápida e eficaz?
Proporcionar uma infraestrutura simples e ágil é essencial para que o precioso tempo de um especialista não seja desperdiçado.
Por isso, aprenda sobre e considere investir em soluções que otimizam a infraestrutura de TI, como virtualização e hiperconvergência.