A sua empresa já tem um Plano de Recuperação de Desastres, certo?
Como o nome já aponta, o Plano de Recuperação de Desastres (PRD) é um plano de ação que tem o objetivo de recuperar dados, sistemas e ativos de infraestrutura de TI da empresa após casos de interrupção forçada. O PRD é também conhecido como Disaster Recovery Plan.
Quando nós dizemos casos de interrupção forçada, estamos falando de qualquer tipo de desastre ou incidente que possa vir a comprometer as operações da empresa, como, por exemplo, ataques cibernéticos, falha humana, defeitos em equipamentos, e até desastres naturais.
Obviamente, toda empresa está suscetível aos mais variados tipos de incidentes. Mas, quando há um Plano de Recuperação de Desastres consistente e confiável dentro da empresa, é possível antecipar contratempos, reduzir custos e minimizar o estresse que esse tipo de situação causa.
Por falar nisso, por exemplo, aqui, na Sauk, atendemos um cliente que foi vítima de um ataque do ransomware WannaCry, o que prejudicou as operações do negócio.
A empresa foi pega de surpresa e o gestor teve que lidar com uma série de problemas e exigências sérias de uma hora para outra. Se quiser saber mais detalhes sobre essa história, clique aqui.
Precisa de ajuda com Plano de Recuperação de Desastres?
A Sauk é especialista em segurança da informação e vai ajudar a proteger sua rede e seus usuários. Converse com um dos nossos especialistas:
Plano de Recuperação de Desastres versus Plano de Continuidade dos Negócios
Para irmos nos aprofundando um pouco mais no tema de PRD, precisamos abrir um parêntesis e falar um pouco também sobre o Plano de Continuidade dos Negócios (PCN).
Há quem acredite que os dois planos tratam do mesmo assunto, que são apenas terminologias diferentes para a mesma coisa. Mas já adiantamos que não são.
O Plano de Continuidade dos Negócios é o processo de identificar os principais riscos e ameaças ao negócio e criar uma estratégia ampla que atenda a empresa, garantindo que colaboradores e ativos estejam seguros e possam continuar operantes mesmo durante casos de ocorrências graves e, principalmente, extensas.
Nós podemos dizer que a diferença principal entre os dois planos é que o PRD diz respeito mais aos processos e sistemas de infraestrutura da empresa, enquanto o PCN é bem mais abrangente.
Para ser mais preciso, o Plano de Continuidade de Negócios é composto por uma série de estratégias e outros planos, incluindo o próprio Plano de Recuperação de Desastres.
Delimitados esses termos importantes, podemos passar para o próximo tópico, que será os motivos pelos quais a sua empresa deve investir em um PRD.
5 razões para a sua empresa investir em um Plano de Recuperação de Desastres
1. Minimize downtime e interrupção, e garanta alta disponibilidade
Em casos de incidentes, o Plano de Recuperação de Desastres tem um papel fundamental de minimizar downtime e períodos de interrupção nas operações e procedimentos internos da empresa, o que inevitavelmente impacta os negócios da organização.
Com o PRD bem alinhado, é possível se recuperar de desastres de modo planejado, rápido e seguro, garantindo disponibilidade.
2. Entenda quais são as suas prioridades e pontos críticos
Quando a sua empresa adota um Plano de Recuperação de Desastres, ela está diretamente delimitando as prioridades e os pontos críticos dentro da organização.
Ou seja, deste modo, o PRD ajuda você a ter uma visão global do seu negócio, entendendo melhor o que priorizar em termos de dados, sistemas e ativos, e, consequentemente, o que exige mais cuidado e segurança.
3. Proteja a sua marca e reputação, não perca negócios
A confiança que o cliente deposita na sua marca está diretamente ligada à capacidade que a sua empresa tem de entregar aquilo que ela se propõe.
Quando um desastre ocorre, com um possível e consequente período de inatividade, é a sua reputação que está em jogo. Por isso, o PRD é uma ferramenta essencial, contribuindo para que a sua marca se mantenha confiável.
4. Esteja preparado para panes em equipamentos e falha humana
Equipamentos e pessoas estão sempre sujeitos a falhas e erros que podem, sim, comprometer toda a operação de uma empresa. Além disso, há casos de colaboradores mal-intencionados que podem sabotar a própria organização.
O Plano de Recuperação de Desastres é uma solução fundamental para a prevenção contra estes tipos de incidentes.
5. Garanta mais segurança para dados e informações
O que aconteceria se um servidor ou equipamento que armazena dados importantes de seus clientes e colaboradores fosse corrompido e você não tivesse como recuperar aqueles dados tão valiosos?
Aliás, um dos tipos de ataques cibernéticos mais utilizados contra empresas são ataques de ransomware, que justamente sequestram dados e sistemas. O PRD ajuda a sua empresa a estar preparada para enfrentar situações como estas.
Como criar um Plano de Recuperação de Desastres
O Plano de Recuperação de Desastres deve ser feito sob medida para a sua empresa. Em linhas gerais, ele deve incluir detalhes de quais dados, sistemas e ativos são fundamentais para que o negócio continue funcionando e de como eles podem ser recuperados em casos de incidentes.
O PRD deve incluir ainda ações preventivas, como backups e manutenções de sistemas, e um tempo médio permitido de inatividade.
Deste modo, é possível definir quais soluções e procedimentos se encaixam melhor e atendem as necessidades da empresa. Por fim, é preciso testá-lo para garantir que o plano está de fato funcionando.
Se precisar de ajuda, conte com a Sauk como parceira estratégica para apoiar a sua empresa na elaboração de um Plano de Recuperação de Desastres adequado, com soluções que vão permitir a recuperação rápida do negócio. Entre em contato.