Case de Sucesso: Biotrop

Confira como a Sauk ajudou a Biotrop a otimizar o trabalho do seu time de TI e a garantir mais segurança, flexibilidade e agilidade para os seus colaboradores.

Detalhes do Case

Ícone de Tecnologia dos Negócios.

Sobre a Empresa

A Biotrop é uma empresa do setor de biotecnologia que atua com o desenvolvimento de soluções para agricultura. A empresa tem sedes em São Paulo e no Paraná e possui mais de 200 colaboradores.

Ícone de Performance e Gestão.

Soluções e Serviços Utilizados

Ícone de Ideias e Especialistas.

Sobre o Cenário

Diante do crescimento da empresa e, consequentemente, das suas operações, a Biotrop estava preocupada com diversos gaps da área de TI que estavam atrapalhando a produtividade do time e colocando em risco informações e dados. A empresa sofria com indisponibilidade de sistemas e tinha problemas sérios com ameaças cibernéticas, como phishing, vírus e ransomware.

Após uma análise minuciosa feita em conjunto com os especialistas da Sauk, ficou claro que era necessário otimizar a TI da empresa com soluções de infraestrutura e de segurança da informação. O objetivo do projeto de TI criado pela Sauk foi garantir o alto desempenho que a empresa precisava e também a continuidade dos negócios mesmo diante de situações adversas.

“A Sauk mostrou mais segurança e preparo do que outras empresas. O time é muito proativo. Agora temos disponibilidade dos nossos sistemas e a segurança da informação está bem alinhada na empresa. São esses diferenciais de conhecimento e proatividade que nos fazem continuar com a Sauk.”
Cleverson Mickosz Nascimento, head of information technology na Biotrop
Ícone de Gestão e Controle.

Parceiros de Tecnologia

Com quais parceiros a Sauk trabalhou neste projeto.
Ícone de Performance e Eficiência.

Resultados Alcançados

Ícone de Solução de Problemas.

O Desafio

“Nós tínhamos grandes desafios na área de TI, de questões de infraestrutura à segurança da informação, como, por exemplo, reclamações de queda de sistemas e de lentidão na internet, e alguns sistemas e dados só podiam ser acessados de dentro da empresa, o que dificultava o trabalho”, explica Cleverson Mickosz Nascimento, head of information technology na Biotrop.

Havia ainda na empresa uma questão séria ligada à segurança da informação, sem a proteção adequada. Para piorar a situação, a empresa foi vítima de um ataque do ransomware WannaCry, no fim de 2019, o que acabou expondo mais brechas que precisavam ser solucionadas.

Além da necessidade de combater ameaças e proteger melhor dados e informações sensíveis, a empresa também queria inovar adotando diferentes tecnologias que pudessem garantir a disponibilidade de sistemas e redes, contribuindo para que os colaboradores pudessem atuar de modo mais ágil e produtivo.

Deste modo, a Sauk foi acionada para entender as necessidades da empresa, criando um plano personalizado de otimização de TI que pudesse equilibrar aspectos de infraestrutura e de segurança da informação. Foi colocado como meta ainda a otimização de processos, pessoal e custos.

Ícone de Objetivos.

A Solução

Do ponto de vista da TI, a Biotrop estava enfrentando os mesmos problemas e desafios que outras empresas apresentam: conciliar tecnologia, desenvolvimento, segurança e produtividade.

“O time da Sauk é altamente especializado e dedicado, com conhecimentos em diversas frentes de TI, o que foi e é fundamental para atender as diferentes demandas e exigências que temos na Biotrop”, afirma Cleverson. 

Após uma análise completa do cenário e das demandas da empresa, a Sauk criou um plano de otimização de TI para a Biotrop que levaria 4 meses, mas foi concluído em apenas 2 meses.

Uma das primeiras frentes de trabalho foi reforçar a segurança da empresa, com implantação de soluções de antivírus e antimalware, firewall, segurança de e-mail e backup.

Na sequência, visando aspectos de infraestrutura, sistemas que antes eram acessados apenas de dentro da empresa foram migrados para a nuvem e foram implantadas soluções de virtualização, melhorando a experiência dos colaboradores.

Para garantir a excelência no atendimento, a Biotrop contratou ainda o serviço de suporte especializado da Sauk para atender o seu time. A parceria continua até hoje.

Desta forma, atuando em diferentes frentes de TI, Sauk e Biotrop, juntas, cumpriram com as metas e superaram os resultados esperados. Inclusive, dentro do grupo de empresas da qual faz parte, a Biotrop foi eleita como modelo em aspectos de TI e segurança.

“Em março, veio a pandemia do COVID e o melhor é que nós não fomos pegos de surpresa. Com a ajuda da Sauk, já estávamos preparados. Foi bem simples e seguro migrar os nossos colaboradores para o home office. Deu tão certo que a empresa está mantendo o formato para quem quer”, conclui Cleverson.

Quer ser um case de sucesso também?


    '

    Conheça a Flash Data, parceira da Sauk para cloud

    a flash data é especializada em serviços e infraestrutura em nuvem