Segurança de e-mail: como diminuir os riscos

A segurança de e-mail é uma questão preocupante para o CIO. Isso porque estima-se que 205 bilhões deles foram disparados por dia em 2015 e cheguem a 246 bilhões até o fim de 2019, conforme levantamento do Grupo Radicati

Enquanto muitas das mensagens são fundamentais para que as empresas continuem desenvolvendo seus projetos, outras são tentativas constantes de golpes, com materiais falsos, visando atingir colaboradores menos atentos e colocando as empresas em risco.

A prova disso está no fato de que, segundo pesquisa da Symantec divulgada em Junho de 2015, 49,7% dos e-mails disparados são spams. Ou seja, quase metade das mensagens não foram solicitadas.

Diante desse cenário, superar essa questão depende diretamente do uso de ferramentas adequadas. Para que uma solução seja, de fato, eficiente, os cuidados devem garantir o não recebimento de conteúdos perigosos, evitando que um colaborador distraído ou sem o conhecimento necessário seja obrigado a decidir se a mensagem é falsa ou não.

Veja, abaixo, algumas funcionalidades que devem ser levadas em conta para garantir a segurança de e-mail e a proteção necessária contra os ciberataques.

Antispam

O e-mail é considerado o vetor inicial para uma tentativa de ataque às organizações. As soluções mais atuais e eficientes são capazes de atingir uma efetividade de 99,8%, por meio de uma abordagem de segurança em múltiplas camadas, com filtros específicos para determinados conteúdos. Além disso, o antispam deve se estender ao servidor, garantindo que mensagens perigosas sejam barradas.

Antiphishing

A simulação de e-mails de empresas parceiras ou de bancos pode fazer com que colaboradores deem senhas de acesso a sistemas ou dados corporativos aos criminosos. 

Por isso, o anti-spam deve ser configurado de modo a garantir que o phishing também não surja na caixa de entrada dos colaboradores. Também é possível investir em uma solução de simulação de phishing para ensinar os funcionários a identificar esse tipo de ataque.

Afinal, segundo o estudo Data Breach Investigations Report, realizado pela Verizon, a tática de roubar ou obter acesso a senhas é a mais adotada pelos criminosos.

Antimalware

A mesma pesquisa da Verizon coloca a instalação de malwares via e-mail como um grande risco em potencial às companhias. Assim como nas tentativas de phishing, as mensagens carregadas de malwares visam infectar um computador para obter senhas e informações relevantes. Embora as técnicas pareçam semelhantes, a ferramenta adotada precisa garantir a segurança frente aos dois desafios.

Criptografia

Em um mundo no qual os dados são vistos como patrimônio, é importante garantir que essas informações se mantenham seguras. Não se trata apenas de impedir que os colaboradores estejam seguros quanto aos e-mails recebidos, mas de garantir que o conteúdo das mensagens esteja também protegido. A criptografia deve ser configurada levando em consideração as regras da empresa – como cargos com acesso às informações mais relevantes ou o destinatário.

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Se o e-mail pode ser a porta de entrada de potenciais ataques ou de saída de informações privilegiadas, os gestores de TI precisam identificar esses riscos em potencial e encontrar uma solução ideal.

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