Qual é a importância do backup para a sua empresa?
O backup é uma cópia de segurança de qualquer tipo de dado, registro, arquivo, aplicação, sistema operacional ou ambiente que a sua empresa utilize.
A importância de uma solução de backup é justamente garantir que a sua empresa tenha confiança e segurança para continuar trabalhando e desenvolvendo novos negócios. Afinal, os seus sistemas, registros e dados mais importantes poderão ser recuperados de maneira rápida e fácil em casos de adversidades e problemas.
Mas quais tipos de adversidades?
Todos os tipos que você puder imaginar, incluindo perdas de dados e registros causadas por funcionários, por falhas de hardware e software, por desastres ambientais e, principalmente, por ataques cibernéticos, como ransomware e phishing.
Uma simples pane em um sistema, por exemplo, pode deletar o registro de toda a sua base de funcionários e clientes. Um ataque de ransomware pode bloquear o acesso a todas as ordens de compra que tinham sido registradas na sua empresa. Agora imagine os prejuízos nestes casos caso você não tenha uma cópia de segurança dos registros e dos dados.
Portanto, é preciso ter em mente que há sempre um risco, independentemente da qualidade e da procedência dos produtos, sistemas e aplicações que a sua empresa utilize.
Sempre haverá uma possibilidade de acidente, de defeito e de um ataque cibernético. Assim sendo, ter um sistema de backup é uma estratégia essencial de segurança para empresas, devendo ser visto como uma prioridade.
O backup é uma ferramenta fundamental dentro do que a gente chama de continuidade dos negócios. Ou seja, independentemente do cenário, é preciso manter a empresa funcionando e operando o mais rápido possível, da melhor maneira possível.
A questão só é que existem inúmeras soluções de backup no mercado. Decidir qual é o melhor backup para a sua empresa pode acabar sendo um grande desafio. Mas não se preocupe. Nós estamos aqui para ajudar você.
Garanta a segurança e a disponibilidade dos seus dados
A Sauk é especialista em segurança da informação e vai ajudar a proteger os dados da sua empresa. Converse com um dos nossos especialistas:
Como escolher a melhor solução de backup para a empresa?
Como a gente diz aqui na Sauk, a melhor solução de backup é aquela que atende as necessidades e os objetivos da sua empresa. Ou seja, a solução de backup deve atender às demandas e caber no seu orçamento.
Na prática, a escolha do melhor sistema de backup vai depender de diferentes fatores, como a sua área de atuação, o tamanho da sua empresa, os sistemas e aplicações que você usa e até questões e exigências legais.
Para começar, você pode responder as seguintes perguntas:
- Quais dados, sistemas ou ambientes você deseja ou precisa copiar?
- Você precisa de um backup completo (de tudo na empresa) ou parcial?
- Qual é o tamanho estimado desses dados e registros?
- Qual é a frequência que o backup será realizado?
- Por quanto tempo você pretende ou precisa manter os dados?
- Em caso de perda, quanto tempo você pode dispor para recuperação?
- Existe alguma lei ou regulamentação sobre arquivamento de dados que afeta a sua empresa?
Estas são perguntas simples, mas fundamentais porque dizem respeito a pontos cruciais de soluções de backup. Elas inclusive vão determinar custos e até o modelo ou tipo de backup que a sua empresa precisa.
Quais são os tipos de backup?
Para facilitar a compreensão, nós podemos dividir as soluções de backup em três grandes categorias: backup local (ou on-premises), backup remoto (ou cloud backup) e backup híbrido.
1. Backup local ou on-premises
O backup local, que também pode ser chamado de backup on-premises, é um hardware ou software que a sua empresa adquire para armazenar os dados internamente.
Neste modelo, a sua empresa possui total controle sobre a infraestrutura e o armazenamento físico. Exemplos de backup on-premises são discos rígidos, servidores e storages NAS.
Guardadas as proporções, o backup local é como comprar um terreno e depois construir um galpão de armazenamento do jeito que você quiser. Obviamente, você é responsável por toda a estrutura, inclusive pela manutenção e pela segurança.
2. Backup remoto ou cloud
O backup remoto, como o próprio nome sugere, é aquele em que os dados e registros ficam armazenados fora da empresa. O termo backup na nuvem (ou cloud backup) tem sido muito utilizado como sinônimo de backup remoto.
Neste modelo, o sistema é mantido por um fornecedor de uma solução de backup em nuvem que cobra do cliente com base em alguns critérios, como o espaço de armazenamento usado e a configuração de um servidor.
Voltemos ao exemplo do galpão. O backup na nuvem é como se já existisse o galpão de armazenamento construído. Você pode pagar para usar o galpão inteiro ou apenas um espaço dentro dele, usufruindo de um ambiente que já está todo pronto para ser utilizado.
Se você optar pelo galpão inteiro, é o que a gente chama de backup em nuvem privada. Se escolher um espaço dentro do galpão, é o backup em nuvem pública.
3. Backup híbrido
Já o backup híbrido se refere a uma solução em que os dados são armazenados em diferentes ambientes, misturando opções de backup cloud e on-premises.
Vamos criar um exemplo simples. Uma empresa comprou um servidor para funcionar como backup e também contratou uma solução na nuvem. Pode parecer exagero, mas não é. Este modelo é muito adotado por empresas que lidam com informações valiosas e buscam alta redundância e disponibilidade.
Especialista em soluções de backup para empresas
Obviamente, cada um dos modelos possui pontos fortes e fracos. Mas o backup em nuvem vem ganhando ainda mais destaque nos últimos anos por oferecer alta escalabilidade, segurança e um custo mais acessível.
Se você está em busca de uma solução de backup, converse com os nossos especialistas. O time da Sauk está preparado para orientar e guiar a sua empresa na construção de um plano de backup e na escolha de uma solução que atenda às suas demandas e também ao seu orçamento.