SD-WAN: conexão ágil, eficiente e segura
A atuação das companhias é cada vez mais global. Em um mundo considerado sem fronteiras, cuja concorrência pode vir literalmente de qualquer canto, uma empresa precisa garantir que os colaboradores tenham acesso a todas as ferramentas necessárias. Por isso, datacenter, nuvem ou aplicativos devem sempre estar acessíveis em dispositivos da companhia ou próprios, seguindo o crescente conceito BYOD.
Assim como ele, outra pauta do mundo empresarial é o home office, que vem sendo cada vez mais adotado pelas empresas. Nesse contexto, as companhias dependem de uma solução capaz de oferecer conforto, agilidade, segurança e personalização, algo que pode ser atingido com a tecnologia SD-WAN.
Desde que a internet surgiu, a tecnologia física evoluiu muito, mas, em diversos casos, os chamados protocolos de rede ainda não foram modernizados. Ao usar uma ferramenta de SD-WAN, há uma adequação do tráfego, otimizando o uso da banda e tornando o acesso às aplicações e sistemas mais eficiente e ágil.
Além disso, as equipes de TI conseguem acompanhar o que está passando pelos links em um alto grau de detalhes, fazendo configurações de prioridade para determinados softwares e aplicações, que serão escolhidos pelo próprio usuário ou seguindo os códigos de conduta determinados pelas empresas.
Por que investir em Tecnologia SD-WAN?
Com o aumento do tráfego na nuvem e do Software as a Service (SaaS), há uma necessidade de que as aplicações estejam sempre aptas a transferir informações de forma rápida e eficiente. Não à toa, este mercado se mostra aquecido, segundo estudo desenvolvido pela IDC, que mostrou um salto de US$ 225 milhões em 2015 para US$ 1,19 bilhões em 2017.
A explicação é simples: a tecnologia SD-WAN não se trata apenas de otimizar a conectividade ou o armazenamento de informações, mas de aumentar a confiabilidade e a resposta dos links usados pelas empresas em suas conexões.
Em uma metáfora simples, em vez de ficar parado em um congestionamento, a tecnologia constrói um túnel para a sua conexão.
Esse aumento de capacidade faz com que as empresas reduzam custos e aumentem a produtividade dos colaboradores, sem necessariamente aumentar o investimento em banda ou em novos equipamentos como roteadores, entre outros.
Uma pesquisa realizada pela IHS Infonetics identificou que 45% das empresas dos Estados Unidos pretendem aumentar os seus investimentos nesta área, enquanto 41% pretende mantê-los.
Os principais interesses com a tecnologia são:
– Automatizar as redes WAN
– Disponibilização de sites e aplicações de forma mais ágil
– Simplificar a prestação desses serviços
– Diminuir custos
– Aumentar a produtividade
Saiba mais sobre as soluções de SD-WAN oferecidas pela Sauk.